Blog do Paraíso: Ex-governador Joaquim Roriz articula candidatura à prefeitura de Luziânia

terça-feira, 19 de julho de 2011

Ex-governador Joaquim Roriz articula candidatura à prefeitura de Luziânia

Afastado da disputa ao Executivo local no ano passado em virtude do debate sobre a Lei da Ficha Limpa, o ex-governador articula candidatura à prefeitura de Luziânia. Para tanto, costura parcerias e estuda mudança de partido

Lilian Tahan
(texto publicado no site do Correio Braziliense)

Governador do Distrito Federal por quatro mandatos, mas obrigado a interromper a carreira pública por força da Lei da Ficha Limpa, Joaquim Roriz (PSC) se prepara para voltar à ativa comendo pelas beiradas. Roriz está inclinado a se candidatar à prefeitura de Luziânia (GO), cidade do Entorno do DF onde nasceu e foi eleito pela primeira vez para o cargo de vereador. Desgastado pela sucessão de derrotas políticas que sofreu desde a renúncia ao mandato de senador, em 2007, o ex-governador não desistiu das urnas. Pretende, no entanto, ensaiar seu retorno em um reduto mais modesto, de 100 mil eleitores.

Como há eleições para prefeito em 2012, ele terá de resolver sua situação eleitoral e partidária nos próximos dois meses. Para ser candidato em Luziânia, município goiano a 66 quilômetros de Brasília, o ex-governador do DF terá de mudar seu domicílio eleitoral a, no máximo, um ano do pleito municipal, ou seja, até o primeiro domingo de outubro. Esse também é o prazo limite para que ele defina uma eventual troca de partido. Roriz discute com aliados a possibilidade de migrar para o PSDB do governador de Goiás, Marconi Perillo.


Comentário deste blog: se o ex-governador Joaquim Roriz pensa que vai ser fácil passar pela justiça e se candidatar a prefeito de Luziânia, está muito enganado. Mais uma vez, a validade da candidatura de Roriz estará nas mãos dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Foram eles que disseram que a Leia da Ficha Limpa valia nas eleições de 2010. Foram eles que desdisseram isso, em 2011, num novo julgamento. E serão eles que vão dizer se Lei da Ficha Limpa pode retroagir e impedir a candidatura do ex-governador. O mais certo, portanto, seria Roriz se aposentar, ficar quietinho, no seu cantinho, e, nas eleições de 2014, pedir votos para suas filhas e seus aliados, afinal, como governador, ele é um ótimo cabo eleitoral.

Nenhum comentário: