Blog do Paraíso: Distritais aprovam convocação de mais monitores para a Educação

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Distritais aprovam convocação de mais monitores para a Educação

Os aprovados no último concurso promovido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para o cargo de monitor ganharam mais uma esperança. Emenda aprovada na Lei de Diretrizes Orçamentárias do DF para o 2012 prevê a convocação total, até o ano que vem, de 650 concursados, número mais de duas vezes maior que o publicado pelo edital do concurso, que previa inicialmente 250 vagas. A matéria é de autoria da deputada Liliane Roriz (PRTB) e foi acatada por unanimidade pelos parlamentares.

Segundo a oposicionista, a emenda é reivindicação dos aprovados no concurso para Técnico em Gestão Educacional, que alertaram sobre a carência da carreira na rede pública de ensino. “Após muitas reuniões e análise de estudos, decidimos atender ao pedido, que é mais do que legítimo, tanto que foi referendado em plenário”, destacou Liliane. Foram três reuniões com a comissão de concursados para que a proposta fosse elaborada.

No início de junho, o Ministério Público do Distrito Federal já havia recomendado a nomeação imediata de 100 monitores para a Secretaria de Educação. O documento partiu da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc). “A falta desses profissionais causa um grande prejuízo aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais e a educação infantil”, explicou a distrital.

Desde o início do ano letivo, de acordo com o MPDFT, esses alunos têm sofrido prejuízos pedagógicos por não terem condições de satisfazer suas necessidades fisiológicas, de higiene, de locomoção e de alimentação de forma individual. Essa carência vem resultando em evasão escolar. De acordo com a recomendação da Proeduc, o Ministério Público identificou a carência de pelo menos 528 técnicos de Gestão Educacional. Com a emenda aprovada, os concursados podem exigir a convocação até dezembro de 2012.

Nenhum comentário: