Blog do Paraíso: Liliane pode ser a esperança do rorizismo

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Liliane pode ser a esperança do rorizismo

Tenho recebido no meu e-mail várias sugestões de pautas das assessorias de imprensa das deputadas distritais Celina Leão (PMN) e Liliane Roriz (PRTB). Nada de anormal, o que chama atenção é que, mesmo em recesso parlamentar, as distritais continuam desenvolvendo trabalho nas cidades. E olhe que as eleições só acontecem daqui três anos e meio.

Suponho que Celina e Liliane estão com olhos de águia para um futuro muito próximo. Celina, a deputada distrital eleita com o menor número de votos, deve estar mirando a reeleição. Liliane, de olho numa candidatura de deputado federal.

As duas fazem parte do grupo rorizista, o grande derrotado na última eleição. Não é de estranhar que ambas queiram encabeçar o retorno do grupo ao poder, o que poderia ser feito com ajuda da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN), hoje mais preocupada em salvar o próprio mandato do que legislar.

Ainda assim, com a herança política do pai, Liliane, se não tiver medo ou nenhuma notícia de corrupção no caminho, pode alçar vôos ainda maiores. Em outros termos, a distrital pode tentar uma candidatura ao senado ou até para o governo do Distrito Federal. Exagero? Para quem não se lembra, o senador cassado Luíz Estêvão foi eleito, pela primeira vez, deputado distrital em 1994. Na eleição seguinte, se elegeu senador.

Está certo que Luíz Estêvão quando foi eleito distrital recebeu uma votação recorde de mais de 46 mil votos. Mas Liliane é filha do ex-governador Joaquim Roriz (PSC) e tem grandes chances de levar uma eventual disputa para governador para o segundo turno.

O poder de transferência de votos de Joaquim Roriz já foi provado na eleição passada, quando a mãe de Liliane, Weslian Roriz (PSC), que nunca foi candidata a nada, entrou na eleição, de uma hora para outra, e, ainda assim, recebeu no primeiro turno mais de 440 mil votos.

Liliane, portanto, pode ser a esperança do rorizismo.

Nenhum comentário: