Blog do Paraíso: Ministro dos Transportes deixa o cargo após denúncias de corrupção

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ministro dos Transportes deixa o cargo após denúncias de corrupção

João Fellet
Da BBC Brasil em Brasília

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM), anunciou nesta quarta-feira sua demissão, quatro dias após uma reportagem denunciar indícios de corrupção em obras de rodovias e ferrovias federais.

Segundo uma nota do Ministério dos Transportes, o ministro está determinado a "colaborar espontaneamente para o esclarecimento cabal das suspeitas levantadas em torno da atuação" da pasta.

A nota diz ainda que ele encaminhará à Procuradoria-Geral da República pedido para abertura de investigação nos Transportes e autorizará a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal.

No sábado, uma reportagem da revista Veja apontou a existência de um suposto esquema de cobrança de propina em obras de rodovias e ferrovias.

No dia seguinte à denúncia, a presidente Dilma Rouseff já havia ordenado o afastamento de quatro outras pessoas ligadas à pasta, entre os quais o diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Antônio Pagot, e o presidente da Valec Engenharia (estatal do setor ferroviário), José Francisco das Neves.

Pouco antes do anúncio oficial, a presidente se reuniu com os cinco senadores do PR (Partido da República), agremiação que compõe a base aliada do governo no Congresso, em encontro no Palácio do Planalto, que também contou com os ministros Gilberto Carvalho (secretaria-geral da Presidência da República) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Dilma teria considerado que a situação de Nascimento se tornou insustentável nas últimas 24 horas. Nesta quarta-feira, uma reportagem do jornal O Globo revelou que o capital da empresa de Gustavo Morais Pereira, filho do ministro, cresceu 86.500% em dois anos.

Segundo a nota do ministério dos Transportes, Nascimento reassumirá sua cadeira no Senado Federal e a presidência nacional do PR.

Nenhum comentário: