Blog do Paraíso: Professora Amanda recusa prêmio

terça-feira, 5 de julho de 2011

Professora Amanda recusa prêmio


Sabe aquela professora (assista ao vídeo acima) que ficou famosa no Brasil inteiro depois que um protesto seu foi parar na internet e “bombou” no you tube? Pois é. Ela foi eleita “Educadora de Valor”, no 19º Prêmio Brasileiros de Valor 2011 – Por um Brasil Ético e Eficiente. A premiação aconteceu nesta segunda-feira, 4 de julho, mas a professora Amanda Gurgel não recebeu o prêmio, porque se recusou a recebê-lo. A recusa foi feita através de uma carta enviada para o realizador da premiação, a entidade não-governamental o Pensamento Nacional de Bases Empresariais (PNBE).

“Embora exista desde 1994 esta é a primeira vez que esse prêmio é destinado a uma professora comprometida com o movimento reivindicativo de sua categoria”, escreveu a professora na carta. “Evidenciando suas prioridades, esse mesmo prêmio foi antes de mim destinado à Fundação Bradesco, à Fundação Victor Civita (editora Abril), ao Canal Futura (mantido pela Rede Globo) e a empresários da educação. Em categorias diferentes também foram agraciadas com ele corporações como Banco Itaú, Embraer, Natura Cosméticos, McDonald's, Brasil Telecon e Casas Bahia, bem como a políticos tradicionais como Fernando Henrique Cardoso, Pedro Simon, Gabriel Chalita e Marina Silva”, prosseguiu a professora na correspondência.

A carta, que foi publicada no Blog da Amanda – clique aqui –, termina da seguinte forma: “Por essa razão, não posso aceitar esse Prêmio. Aceitá-lo significaria renunciar a tudo por que tenho lutado desde 2001, quando ingressei em uma Universidade pública, que era gradativamente privatizada, muito embora somente dez anos depois, por força da internet, a minha voz tenha sido ouvida, ecoando a voz de milhões de trabalhadores e estudantes do Brasil inteiro que hoje compartilham comigo suas angústias históricas. Prefiro, então, recusá-lo e ficar com meus ideais, ao lado de meus companheiros e longe dos empresários da educação”.

Nenhum comentário: