Blog do Paraíso: Militante usa ficha de formalização de partido para pedir assinatura para abaixo assinado pelo fim de imposto

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Militante usa ficha de formalização de partido para pedir assinatura para abaixo assinado pelo fim de imposto

Semana passada, mais precisamente na terça-feira, 19 de julho, eu estava na Rodoviária do Plano Piloto, isso por volta das 12h. Foi quando uma mulher negra, com uma prancheta de baixo do braço, se dirigiu em minha direção e disse: “estou coletando assinaturas para um manifesto que vai acabar com o ICMS”. Olhei para ela. Não falei nada. Esperei que ela usasse seus argumentos para me convencer a assinar a suposta lista com o manifesto de extinção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

A mulher falou que os brasileiros pagam muitos impostos, por isso, estava fazendo o manifesto para acabar com o ICMS. “É só assinar aqui”, concluiu me oferecendo a caneta. “Cadê o manifesto? Deixa eu ver o que está escrito aí”, falei e peguei a prancheta da mão da mulher. Eram muitas folhas. Não tinha nada escrito no verso. Na frente, identifiquei várias fichas de cadastros, semelhantes ao da imagem acima deste texto. Foi quando suspeitei que, na verdade, a intenção da mulher era coletar assinaturas para a legalização do Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

Devolvi a prancheta para a mulher e dei uma de “João Sem Braço”, dizendo: “não vou assinar, porque sou à favor dos impostos cobrados pelo governo”. Espantada, a mulher quis entrar num debate comigo. Ela disse que os impostos não serviam para nada, porque os políticos roubam o dinheiro para eles e, por isso, os serviços básicos, como saúde, educação e segurança são ruins. “Pois é. São ruins com a cobrança dos impostos. Imagine se acabar com eles? Aí que vão piorar mais ainda”, argumentei e, para encerrar a conversa, disse que não ia assinar.

A mulher não gostou. Foi embora insatisfeita. Acho que eu deveria ter perguntado para ela por que estava coletando assinaturas justamente na ficha de apoio para a legalização do PROS. Talvez não fiz esta pergunta porque ficou muito claro para mim que a intenção da militante do Partido era me enganar, fazendo eu assinar um manifesto de apoio pela legalização do PROS, pensando estar contribuindo para um abaixo assinado que pedida o fim do ICMS. Se a intenção da mulher era essa, seu Partido já começou muito mal.

Navegando no site do PROS (clique aqui), descobri que o presidente do diretório estadual do Partido aqui no Distrito Federal é, nada mais, nada menos, que o ex-deputado distrital José Edmar de Castro Cordeiro, aquele que foi preso em 2003, suspeito por fazer grilagem de terras. Em 2010, José Edmar se candidatou a distrital pelo PSDB e recebeu 6 mil 292 votos. Edmar não foi eleito.

O presidente do diretório nacional do PROS é Eurípedes Gomes de Macedo Júnior, que se candidatou em 2010 a deputado estadual pelo PRP de Goiás e recebeu 3 mil e 93 votos. Eurípedes Júnior também não se elegeu. 

Ainda no site da nova legenda, bem na página inicial, tem a seguinte frase: “somos PROS porque somos CONTRA a CORRUPÇÃO, a SONEGAÇÃO, o DESEMPREGO e a DESIGUALDADE SOCIAL”. Depois do fato que aconteceu comigo, será que dá para acreditar neste conceito? Eu não acredito.

Nenhum comentário: