Blog do Paraíso: Ônibus pega fogo em pleno Eixo Monumental

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ônibus pega fogo em pleno Eixo Monumental



Mariana Laboissière
(texto publicado no site do Correio Braziliense)

Um ônibus, placa JHZ 3007, pegou fogo por volta das 21h deste domingo (7/8), no Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções. O veículo pertence à Viação Planeta e fazia a linha Setor O / Rodoviária do Plano Piloto.

O motorista da condução, que preferiu não se identificar, contou que só percebeu que algo estava errado quando parou o veículo para que alguns passageiros descessem na parada do Centro de Convenções. O fogo teve início na parte traseira do veículo. Assustados, todos os 50 passageiros desceram imediatamente do ônibus, foi quando eles ouviram o barulho de uma explosão em um dos pneus, em seguida um dos vidros também explodiu. O motorista explicou que tentou controlar as chamas com o extintor, mas não adiantou. Ele disse que o carro estava normal e nunca apresentou problemas.


Comentário deste blog: não tenho nenhuma dúvida de que, se o ônibus estivesse em boas condições, este incêndio não teria acontecido. Felizmente, não houve nenhuma vítima fatal, assim como aconteceu em 2009, quando um ônibus da mesma empresa capotou no viaduto do balão que dá acesso ao aeroporto internacional de Brasília. Além de ter deixado, aproximadamente, 50 pessoas feridas, o acidente matou a doméstica Fátima Ferreira Ramalho, de 50 anos. De acordo com o jornal Correio Braziliense, o ônibus da Viação Plante circulava ilegalmente, pois tinha dois anos a mais do que é permitido pela resolução 176/87 do Conselho do Transporte Público Coletivo do Distrito Federal.
Acima, imagem de reportagem publicada no jornal Correio Braziliense sobre o acidente que matou uma trabalhadora

O transporte público no DF se transformou em caso de polícia. De péssima qualidade, velhos, sujos, barulhentos, caros e atrasados, os ônibus circulam com mais de sete anos de uso e, em vários casos, são piratas. Há anos o governo não faz novas licitações. Só fica na promessa. Enquanto isso, a vida dos passageiros corre risco.

2 comentários:

antonio disse...

Isso demonstra o quanto as empresas precisam de mais subsídios do governo. Já ta na hora do GDF investir em transporte público.

Caio Mendes disse...

#apoiasempresaseônibusdodf....