Blog do Paraíso: Se o salário dos ministros for para 32 mil, deputados e senadores também vão querer ganhar desse tanto

sábado, 3 de setembro de 2011

Se o salário dos ministros for para 32 mil, deputados e senadores também vão querer ganhar desse tanto

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) querem ganhar mais. Atualmente, eles recebem 26,7 mil reais, o teto do funcionalismo público. Mas está pouco. Eles querem reajuste de 14,74%, mais 4,8% referentes à inflação de 2011. Enquanto isso, o aumento do salário mínimo vai ser de apenas 13,6%.

Com o aumento de 14,74% e 4,8%, a bolada dos ministros subiria para 32 mil reais. É bom lembrar que, toda vez que as excelências do STF recebem aumento, o rombo nos cofres públicos é devastador.

No projeto de orçamento para 2012 enviado pela presidenta Dilma Rousseff ao Congresso Nacional, o reajuste no salário dos membros do poder judiciário vai representar uma bagatela de 7,7 bilhões de reais. Dinheiro que vai sair da saúde, educação e do combate à miséria.

Mas essa despesa ainda é pequena. O problema vai ser depois, quando os deputados federais e senadores, a pretexto de igualar o salário dos três poderes, aumentarem o salário deles para 32 mil reais. Foi essa a desculpa usada na última vez que eles, da noite para o dia, mais que dobraram o próprio salário.

E, quando o salário dos deputados federais e dos senadores aumenta, também sobe o pagamento dos deputados estaduais, governadores, secretários de Estado, prefeitos, administradores, gestores e assessores. É um verdadeiro trem da alegria.

Nenhum comentário: